Postado por

27
out
2019

Desenho a lápis de cor

Esse desenho foi fruto de 5 ou 6 aulas de desenho (se me lembro bem) e mais um pouco de trabalho em casa. Levou tempo… Bastante tempo e muito cansaço no braço e na mão..! O resultado é lindo, mas desenho colorido em lápis de cor cansa e requer muita paciência, ainda mais quando se trata de uma referência tão carregada em cores e sombra.

Em alguns momentos me peguei pensando que já não aguentava mais fazer o mesmo desenho e, no auge da ansiedade/impaciência, perguntei para o meu professor se na próxima aula eu conseguiria acabar. Ele respondeu que levaria pelo menos mais duas aulas. “Pelo menos mais DUAS aulas?!?!?!?!”, retruquei quase em desespero (rs).

Nesse exato momento pensei e senti várias coisas. Dentre elas, a frustração de ficar mais de um mês fazendo apenas um desenho, a sensação de que aquilo não ia acabar nunca, a dúvida se demorar tanto tempo era normal ou se eu que estava muito devagar, etc e tal. No final da aula o professor explicou que, diferentemente do 1º desenho a lápis de cor que fiz, esse continha alto grau de saturação nas cores, além de serem escuras, e bastante marcado por sombra. Isso realmente demandava mais esforço e tempo. Era normal. Aceitei um pouco melhor a frustração… Rsrs.

Aprender é um processo (e processos levam tempo)

A grande verdade é que, quando estamos aprendendo alguma coisa que gostamos, queremos conhecer e absorver o máximo possível, o que normalmente gera muita ansiedade. Queremos mais e mais e mais, queremos conhecer tudo ao mesmo tempo e estar bem o suficiente o mais rápido possível. Em outras palavras, queremos tudo logo, quase como um milagre… rs. E isso, definitivamente não é possível. Aprender requer tempo e prática para que o conteúdo seja absorvido. E, por mais que achemos que estamos “empacados” no mesmo lugar e não estamos aprendendo, simplesmente porque não temos conteúdo novo, devemos ter em mente que fixar e aprofundar o conhecimento faz parte do aprendizado.

Devo confessar que minha personalidade colabora muito com essa ânsia de aprender muitas coisas em pouco tempo (marte e mercúrio em gêmeos na casa VI…rsrs), o que faz eu me sentir estagnada quando não há algo novo. E, nesse sentido, as aulas de desenhos estão sendo extremamente doutrinadoras. Lá (ou em qualquer desenho) sou levada a exercitar minha paciência e acalmar qualquer ansiedade em querer aprender tudo de uma vez.

O que tenho aprendido sobre desenho fala muito sobre a aceitação dos processos e de seu tempo de maturação. É sobre esperar… persistir… Fala muito sobre ter paciência, lidar com ansiedade e saber aprender com cada mínima etapa do processo.

Como tudo na vida…

  • Existe o nascimento – o surgimento da ideia;
  • Existe a fase inicial – primeiros aprendizados e iniciação prática;
  • Existe o desenvolvimento – aprofundamento no aprendizado;
  • Existe a maturidade – quando conseguimos absorver tudo o que foi aprendido, dar os toques necessários e olhar com uma visão muito mais integrada e apurada;
  • Existe a morte – quando finalmente concluímos, cheios de gratidão, e viramos a página para novos desafios.

Aprendizados… Como não amar?!

Durante o processo

Bastidores

 

 

confira também

Posts relacionados

Deixe seu comentário