Postado por

30
jun
2019

Comecei 2019 me matriculando em um curso de desenho.

Sempre gostei de trabalhos manuais em geral, mas nunca cultivei o hábito de desenhar. Realmente não sei de onde veio essa vontade louca, nem para que e nem por que, só sei que veio muito forte em mim esse desejo. Diversas vezes quase caí na armadilha da minha mente sabotadora procurando arranjar respostas e argumentos e, ainda, inventando desculpas, como, por exemplo, a de que eu não queria ser profissional e a de que já estava tarde para me aventurar nisso. Fui forte e segui meu coração, cheia de curiosidade. Fiz a 1ª aula e amei. Diante de tantas dúvidas, tenho apenas uma certeza: estou feliz pela aventura!

Quando desenho, o mundo para, só existe aquele instante. É uma verdadeira meditação… rs. É divino. É sagrado. Mas o que mais me surpreende é que o que aprendo e exercito ali vai muito além de técnicas de desenho. Aprendo muito mais sobre mim e sobre a vida do que sobre como desenhar.

Desenhar é um processo artístico criativo através do qual é possível observar todos os nossos processos internos e reconhecer como funcionamos, quais são nossos impulsos, como agimos,  como lidamos com dificuldades, como solucionamos problemas, como nos encaramos e como vemos os nossos resultados.

Além de nos enxergarmos através destes processos, aprendemos muito com eles. Aprendemos a exercitar a paciência, a persistência, a tolerância, a lidar com frustrações e ansiedades, a procurar aperfeiçoar  sem cobranças excessivas, a nos colocar em ação sem focar em um resultado final, a valorizar nosso esforço, a curtir o processo e, sobretudo, a amar nossos resultados, nossa produção. O resultado pode não ser o melhor, tecnicamente falando, mas se ele nos faz feliz e somos capazes de olhar com carinho para ele, isso é o que importa.

O desenho está me ensinando a valorizar mais o que vem de mim, a me olhar com mais amorosidade e olhar as minhas conquistas sem me desmerecer por ainda ter que aperfeiçoar e ficar bem de saber que estou no caminho, apreciando o caminho, sem me obrigar a qualquer destino final.

Vou compartilhar por aqui as inspirações e reflexões desse adorável mundo do processo criativo (IG: @florescendoconsciencia).

Eis meus primeiros desenhos:

Meu 1º desenho – aula experimental

2º desenho – inclusão de mais elementos.

3º desenho – A carambola foi um baita desafio!

4º desenho – ainda na observação de objetos.

confira também

Posts relacionados

Deixe seu comentário

2 Comentários

  • Felipe Del Rei
    02 julho, 2019

    Caramba! Mas você é boa nisso!! A Flavia também desenha, sabia? Eu adorava desenhar quando mais novo, mas em algum momento da vida acabei deixando de lado. Uma pena. Quem sabe não volto…? rs.
    Parabéns pelo blog!!!
    Beijos.

    • Maria Fernanda
      05 julho, 2019

      Obrigada, Felipe! Volta a desenhar sim… É tão bom…!